Category Archives for Vendas online

Como Divulgar Minha Empresa no Google Grátis e Aparecer na Pesquisa e no Mapa

mecanismo de busca da internetComo divulgar minha empresa no google grátis? Se você já se fez essa pergunta, talvez faça parte do grupo de estabelecimentos que podem estar perdendo a oportunidade de aumentar as vendas divulgando a empresa totalmente grátis na maior ferramenta de pesquisa da internet, o google.

Onde talvez você e a maioria das pessoas pesquisam quando querem comprar algo, contratar uma prestação de serviço ou um profissional liberal? Creio que seja na internet certo! Logo:

O negócio que não for encontrado na internet praticamente não existe!

O problema é que tem gente que não sabe que pode divulgar uma empresa gratuitamente na internet. Outras acham que pra colocar a empresa na internet precisam pagar por anúncios como links patrocinados do adwords ou facebook ads.

Estamos na era digital, e as empresas não podem se dar ao luxo de depender apenas da comunicação tradicional como outdoor, anúncios em jornais e revistas de bairro, panfletos, por exemplo.

Ao invés disso, devem investir em novas estratégias para divulgar seu negócio e atrair clientes, e a internet é uma excelente ferramenta para ser encontrado pelo cliente, ao invés de ir atrás dele.

como fazer minha empresa aparecer no google?

Existem várias formas de aparecer na internet, seja de forma gratuita ou paga, mas existe uma forma de colocar a empresa pra aparecer nas principal plataforma da internet totalmente grátis. Estamos falando do “google meu negócio”.

O google meu negócio não é pago, você não paga nada e divulga seu empreendimento no maior canal de pequisa da internet, basta registrá-lo lá.

O que é o google meu negócio?

É uma plataforma gratuita onde é possível divulgar sua empresa na internet grátis e aparecer nas pesquisas e no mapa.  É uma porta de entrada ao mundo online. Mesmo que seu negócio não tenha um site também é possível fazer o cadastro.

Independente do tamanho do estabelecimento, ou seja, uma banca de jornal, um chaveiro ou uma pequena loja, não importa, é possível fazer  o cadastro e aparecer nas pesquisas.

Você pode adicionar o local e dados como telefone, horário de funcionamento e fotos, e pode aparecer nas pesquisas, no mapa, e google + ( rede social).

Porque usar o google meu negócio?

  • Ser encontrado online – Garanta que seu comércio seja encontrado pelo público no mapa e pesquisa.
  • Conectar-se com seus clientes – Você pode responder ao feedback de clientes, compartilhar novidades e construir relações duradouras.
  • Facilitar o gerenciamento – Tudo que a plataforma pode fazer pra ajudar o seu negócio a ter sucesso em um local de fácil de utilização.

Quem pode fazer o cadastro no google?

O google meu negócio além de não custar nada pode ser usado por todos, pequenos, médios e grandes empresas. Basta apenas ter uma conta do gmail, que é uma plataforma aberta.

Após o cadastro, ele lê as informações do endereço e mostra a localização do seu comércio para pessoas próximas ao endereço, você tem um leque muito grande de possibilidades de ser encontrado.

Mesmo se o negócio é virtual, esteja em construção, não tenha loja física ou site, também é possível se cadastrar. A plataforma abrange vários canais, e o principal é o de pesquisa da internet (mecanismo de busca). Logo será uma importante ferramenta para aumentar a visibilidade da sua marca perante a internet.

Através das informações relevantes e das fotos colocadas na plataforma, você mostra a cara da seu empreendimento ao público. Se tem um negócio físico, as pessoas podem chegar à sua loja com mais facilidade através do mapa.

Como minha empresa aparece no google?

mecanismo de pesquisa do google

Quando alguém pesquisa pela nome do sua empresa ou algo relacionado a ela, pode aparecer como na imagem acima de forma orgânica (sem pagar pra aparecer) com toda as informações do seu negócio (quando configurado da maneira correta).

Veja como uma empresa aparece no google maps:

pesquisa no mapa internet

Ao fazer o cadastro, as informações são passadas para o mapa. Lembrando que o seu negócio também aparece em dispositivos móveis, o que pode facilitar se alguém estiver procurando seu comércio no mapa.

E de quebra sua empresa também aparece na rede social do google, onde as suas informações ficam agrupadas e visível a todos. Além disso é lá que ficam as resenhas que os clientes fazem, estatísticas de visualização, etc.

Ou seja, é uma plataforma de contato direto entre o cliente e você. Se a sua empresa tem ou não um site, principalmente se não tiver, faça o registro o mais rápido possível para aumentar a visibilidade e captar mais clientes.

Como cadastrar minha empresa no google?

Para cadastrar seu estabelecimento e aparecer na pesquisa e no mapa é preciso uma conta do google como o gmail, de posse desta conta você acessa o site https://www.google.com.br/business/ com a sua conta e preenche os dados de cadastro do negócio.

Após o preenchimento terá uma opção de envio de um código por cartão postal ao endereço que você cadastrou, isto é uma forma do google confirmar que este endereço é seu mesmo.

Você receberá um cartão postal em cerca de 14 dias com um código, somente após a confirmação deste código, o seu negócio local será exibido de forma pública e  ficará liberado para aparecer nas pesquisas e mapa.

Conclusão…

“Daqui a algum tempo vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios.” E isso já vem se tornando realidade.

Agora que você já sabe como divulgar sua marca na internet grátis, reunindo em um único lugar várias opções do google para aumentar a visibilidade e ajudar o seu estabelecimento a se destacar, não perca mais tempo, cadastre o seu negócio e apareça no maior mecanismo de busca da internet o mais rápido possível.

Não deixe de aproveitar esta ferramenta que fortalece o marketing digital da sua empresa. Uma ótima plataforma de aproximação de um negócio com os clientes, a maneira mais fácil de gerenciar a sua presença online.

Se tiver alguma dúvida sobre como divulgar sua empresa no google grátis e quiser contar com a nossa ajuda, preencha este formulário e entre em contato conosco que faremos o que for possível pra ajudá-lo.

Um Abraço e até a próxima.

 

Como Atrair Clientes para Sua Empresa sem Gastar Com Anúncios

Como atrair clientes para sua empresa

Descubra como atrair clientes para sua empresa a técnica de marketing de atração, onde o cliente que procura, e não a empresa fica correndo atrás do cliente.

Saiba como conseguir novos clientes e alavancar seu negócio com o marketing digital, sem comprometer parte do faturamento do seu negócio com Ads (publicidade).

Em um mundo cada vez mais conectado e compartilhando informações a todo momento, todas as notícias se tornam acessíveis pela internet e as pessoas no controle de qual conteúdo elas querem consumir.

Logo, é preciso produzir informação relevante se quiser capturar a atenção das pessoas e conseguir transformá-las em clientes.

Como conseguir novos clientes com marketing digital

Dentre várias dicas de como atrair mais clientes que são divulgadas por aí, existe uma estratégia de venda pela internet que vem ganhando cada vez mais força, ela consiste em ser encontrado pelas pessoas, ganhar autoridade e em seguida transformá-las em cliente.

A estratégia de marketing digital que pode atrair mais pessoas para sua empresa é o …

MARKETING DE CONTEÚDO

Que quando feito corretamente, pode destacar seu negócio diante de uma tonelada de informações e se tornar importante ingrediente na conquista de clientes e vender mais.

Através do marketing de conteúdo, o cliente encontra a empresa voluntariamente através dos mecanismos de busca, sites de referência, redes sociais, etc.

Pelo conteúdo do site da empresa, o cliente chega não necessariamente comprando de imediato, mas buscando respostas para o que ele necessita ou esclarecendo uma dúvida, e sem querer, concluir que precisa de uma solução.

O que é marketing de conteúdo?

É todo o conteúdo feito para informar, educar ou entreter um futuro cliente. Consiste na ideia de levar informações às pessoas que em seguida podem não apenas respeitarem a marca e tê-la como referência, mas também se tornarem clientes.

Marketing de conteúdo é um conceito relativamente novo. Você produz conteúdo para o site da sua empresa relacionado ao o seu negócio e atrair futuros clientes. Por exemplo, uma agência de turismo pode falar sobre viagens e produzir conteúdo sobre o assunto e atrair interessados.

Vantagens do marketing de conteúdo para a sua empresa

como conseguir novos clientes

Ele conecta a empresa com os possíveis compradores. Serve como estratégia de marketing para pequenas empresas, negócio local, profissionais liberais, etc.

Entenda porque se deve investir nesta estratégia de atração de pessoas produzindo informação.

Aumentar isibilidade da marca

Compartilhar informações relevantes é também uma das formas mais efetivas de atração de pessoas que possam realmente comprar da marca. Desta forma você atrai através da educação de mercado.

Hoje em dia quando alguém quer uma opinião sobre um serviço ou produto, recorre à pesquisas na internet que ajude na tomada de decisão. É exatamente aí que a estratégia de conteúdo entra, atraindo e atingindo os interesses dos potenciais consumidores em cheio.

Supondo alguma empresa que venda artigos de pescaria, por exemplo, por que não criar um artigo que ensine “como pescar em alto mar”. É desta forma.

Resultados definitivos com custos baixos

Se você já se perguntou: é possível chamar a atenção do público sem altos custos? Saiba que os conteúdos produzidos para o blog da empresa, tornam-se ativos permanentes.

Eles poderão sempre ser encontrados na internet, e continuamente poderão atrair um público interessado. O investimento feito é justo, uma vez que para a produção de conteúdo não há grandes gastos.

O marketing de conteúdo está alinhado com Inbound Marketing, uma metodologia que tem a visão de chamar a atenção da audiência e retê-la, ao invés de apenas comprá-la.

Criação de autoridade para a sua marca

Além de ter custos reduzidos ao investir em conteúdo para o site, a marca da sua empresa se torna autoridade no segmento. Com informação relevante, você consegue atingir em cheio as necessidades do seu público. Além do mais, a marca será sempre lembrada como uma fonte de informação relevante e um lugar de confiança.

Educar o mercado sobre a solução

Ao divulgar conteúdo relevante, você não apenas diz para o público do que se trata seu negócio, como reforça a relação com essas pessoas. No decorrer do ciclo de compra, é mais fácil de o consumidor escolher pela marca que passa valiosos detalhes do que ele procura, ao invés de uma com o objetivo apenas de vender.

Através do conteúdo, sua marca mostra para todos o que faz, como faz e o principal:

Qual diferença ela pode fazer pelas pessoas que se interessarem por ela.

Nos dias de hoje, o consumidor antes de comprar quer ter um diagnóstico claro. Então ele pesquisa na internet e tira suas dúvidas sobre o que quer adquirir.

Esta “nova tendência” sobre o modo de comprar, está ligada com a distribuição de conteúdo e como ela influencia na decisão de compra.

Conclusão

Agora que você descobriu como atrair cliente para a sua empresa produzindo informação relevante, leve seu negócio para outro patamar investindo na produção de conteúdo para a sua audiência.

Se você quiser contar com a nossa ajuda para facilitar o encontro do consumidor com os produtos e serviços da sua marca, ou diminuir os custos com anúncios e investindo em marketing de conteúdo, entre em contato conosco preenchendo este formulário que vamos analisar a melhor forma de criar uma estratégia de produção de conteúdo para o seu negócio.

Um abraço.

Otimização de Site para Mecanismo de Busca – SEO

Otimize e destaque sua empresa na internet!

  • Seja encontrado por quem busca seus produtos e serviços online.
  • Use a internet como ferramenta de encontro entre o cliente e seu negócio.
  • Mais visibilidade, mais visitas, mais vendas.
  • Seu site na frente da concorrência.
  • Elimine barreiras e atinja suas metas com SEO.

Porque SEO faz a diferença nas vendas de uma empresa?

As pessoas ouvem dizer que é precisootimização de site em duque de caxias migrar a empresa para o universo online, mas não dizem o que fazer para ter resultados, certo? Não adianta muito estar presente na internet, sem investir em estratégias para aumentar as vendas.

Muitos donos de negócios locais, profissionais liberais ou pequenos empresários com sites na internet, reclamam que não conseguem vender produtos e serviços pela internet ou vendem muito pouco.

Alguns empreendedores e empresas acreditam que basta criar e subir o site na internet para começar a movimentar o estoque, pois o site será encontrado pelos clientes dentre vários concorrentes, mas não é bem assim.

O problema é que não basta colocar o site no ar e esperar as vendas acontecerem, ele deve estar estruturado com as características adequadas e diretrizes apontadas pelos mecanismos buscas, como:

  • Google
  • Bing
  • Yahoo

E assim ser encontrado pelos consumidores que buscam pelos seus produtos e serviços.

Se um negócio não é encontrado pelas pessoas nas ferramentas de busca, ele simplesmente não existe para a internet, é como se estivesse se escondendo ao invés de aparecer.

Técnicas de otimização para ser encontrado no google

As técnicas de SEO podem significar um aumento significativo nas vendas de produtos ou serviços de uma empresa. Um website otimizado tem mais tráfego  e melhora o posicionamento no ranking do google.

Isso quer dizer que a sua empresa vai ter mais visibilidade na internet e gerar mais vendas.

O que é SEO?

SEO (otimização de site para os mecanismos de busca), é um conjunto de técnicas que visam melhorar o desempenho de um website diante o google. É um processo que requer planejamento e manutenção, visando sempre focar na experiência do usuário.

O objetivo é aumentar o volume e a qualidade dos visitantes que um site recebe, ou seja, deixar o ele pronto para ser encontrado por pessoas que estão propensas a gerar vendas.

As técnicas de SEO funcionam como estratégias para aumentar as vendas ao tornar o website mais significativo nos resultados de buscas, pois o algoritmo do google analisa vários fatores para classificá-lo.

Muitas pessoas estão na internet buscando por algo que a sua empresa tem a oferecer, será que o website da sua empresa está aparecendo nestas buscas? E dos concorrentes?

Cerca de 90% dos processos de compra tem inicio em busca online, isso quer dizer que investir na otimização do site, aumenta as chances do usuário encontrar o seu negócio na internet e se tornar cliente, simplesmente porque ele realizou uma busca especifica no google e a sua empresa destacou-se entre os demais resultados.

 Como conseguir mais clientes para minha empresa?

Já ouviu a frase “ser visto é ser lembrado”? Não importa o segmento do seu negócio, aparecer nos buscadores como o google para consumidores que estão pesquisando exatamente pelos produtos ou serviços da sua empresa é extremamente fundamental para alavancar os negócios, gerar vendas e aumentar o faturamento.

Ao otimizar o seu website, você acaba por atrair usuários mais qualificados e interessados em saber mais sobre determinadas palavras chaves relacionadas ao seu produtos ou serviços, como por exemplo “Clínica Veterinária em Duque de Caxias”.

Isso quer dizer que a sua empresa se torna mais relevante para o usuário quando o site está com as palavras chaves corretas (relacionadas diretamente ao seu negócio).

Links Patrocinados (adwords) x Resultados Naturais (SEO)

Várias pesquisas, como a da New Media Campaigns, revelam que 70% dos usuários preferem clicar nos resultados orgânicos (naturais) ignorando os anúncios. Essas estatísticas confirmam a preferência dos usuários por resultados naturais em vez de pagos. Isso reforça a importância da otimização para os mecanismos de busca.

Além de um custo bem elevado que pode comprometer o faturamento da empresa, os anúncios pagos não têm uma vida longa, pois se para de pagar para de receber visitas. Já o SEO com resultados acompanhados e trabalhados continuamente, vai render por tempo indeterminado.

 Otimização com foco em Resultados

Agora você entende a importância da otimização de site para aumentar a visibilidade do seu negócio diante dos mecanismos de buscas. Ter mais visibilidade na internet pode significar novos projetos, aumento das vendas, aumento do fluxo de caixa, movimentação do estoque, etc.

Com esta estratégia de marketing digital implementada em seu negócio, ele será impulsionado na internet da forma correta, entendendo o seu público-alvo e atento aos detalhes que faz toda a diferença.

Se você está comprometido em alavancar os resultados do seu negócio através da internet com estratégias para aumentar as vendas, essa é a hora de incorporar o marketing digital na sua empresa. Pense que a concorrência pode estar investindo e tendo resultados!

Quer saber se a sua empresa está perdendo potenciais clientes?

Fazemos otimização de site em Duque de Caxias e Adjacências com foco em resultados, mas podemos atender em qualquer outra parte.

Receba um relatório de análise do seu website (grátis) com as melhorias que podem ser feitas através da execução de um plano de SEO.

Clique no botão abaixo para receber um relatório personalizado para o seu negócio.

Contato

Marketing digital para micro e pequenas empresas venderem mais em 2 passos!

online marketing seo

Você gostaria de aplicar técnicas de marketing digital para micro e pequenas empresas em seu negócio e captar consumidores interessados em seus produtos e serviços, causando um impacto positivo no faturamento da sua empresa?

Acredito que sim…

Se você quer saber como fazer para vender mais pela internet, considere aplicar estratégias de marketing digital no site da sua empresa.

As ações de marketing digital para micro e pequenas empresas podem ser aplicadas no seu negócio para atrair pessoas interessadas em seus produtos e serviços.

Nos próximos 5 minutos você verá um passo a passo para aumentar as vendas de uma empresa pela internet, além de dicas de como conquistar novos clientes usando a internet como ferramenta de atração e conversão.

Você vai saber mais sobre:

  • Como fazer o google gostar o seu site.
  • Como aumentar a visibilidade do seu site.
  • Como atrair pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
  • Ações de marketing para aumentar as vendas.
  • E muito mais.

Passo 1 – Otimização do site para os mecanismos de busca (google)

otimizacao de site para google

Passo 1: Escolha uma plataforma de site amigável ao google

O google pode ser um grande aliado para aumentar o número de visitas do seu site, logo, escolha um sistema amigável ao google.

Sem falar em detalhes técnicos, é importante deixar claro que existem tipos de sites que o google dá preferência e posiciona melhor.

Na teoria, há vários detalhes técnicos que ajudam a otimizar um site, confira se a sua plataforma tem algo relacionado com Google, SEO ou sitemap, o que já é um bom sinal.

Não permita que seu site seja feito com tecnologia em “flash”….

Ao contratar alguém para fazer o seu website, não permita que façam seu site todo em flash. O google não indexa bem sites em flash, pois eles não abrem em dispositivos móveis e os mecanismo de busca têm dificuldade de ler o conteúdo.

Ou seja, um website em flash não está de acordo com algumas diretrizes do google  e perde posicionamento.

Passo 2: Seja o mais específico possível nos títulos

Na visão do google, o título da página é um dos pontos mais importantes. Geralmente os títulos devem ser escolhidos a partir das palavras chaves mais relevantes do seu negócio.

Colocar uma palavra chave relevante na página principal é uma ótima estratégia dentro do escopo de marketing digital para micro e pequenas empresas.

Porém, existem outros concorrentes que também querem muito aparecer, e com termos genéricos é mais difícil de se destacar.

Por exemplo, uma clínica veterinária situada na cidade de Duque de Caxias – RJ, ao invés de colocar  no título do site “veterinária”  que tem uma grande concorrência, poderia colocar algo mais especifico como “Veterinária em Duque de Caxias” ou se for 24hs  pode ser “Veterinária em Duque de Caxias 24 horas”.

Passo 3: Faça a descrição da página

Além do título, geralmente as plataformas  têm um espaço para descrição da página. Essa descrição é muito importante para o visitante identificar do que se trata a página antes de clicar.

Uma boa descrição, aumentando a quantidade de cliques recebidos.

Se deixado de lado, esse campo de descrição pode aparecer com códigos esquisitos ou palavras desorganizadas. Daí a importância de preencher a descrição chamando a atenção do visitante.

Passo 4: Tenha um endereço de página amigável

Depois do titulo e descrição, outro item extremamente importante é o endereço da página. O desenvolvedor do website pode deixar o endereço assim: www.nomedaempresa.com.br/produto.asp?IDProduto=58.

Além de ser impossível de entender de que se trata esse endereço, o google também não gosta de endereços assim e pode não dar preferência nas pesquisas.

Em vez de um código estranho, exija endereços do tipo www. nomedaempresa.com.br/categoria/titulo-da-pagina. Exemplo: www.estudarparaconcurso.net/apostilas/como-escolher-uma-boa-apostila.

Essa estrutura ajuda na navegação dentro do site e fica mais fácil de o visitante encontrar aquilo que procura. A acessibilidade também é analisado pelo google.

Passo 5: Coloque o nome nas imagens

Ao invés de subir a imagem para o seu site com um nome esquisito como “ACD334873.jpg”, é melhor substituir pelo nome de um produto ou palavra chave. No caso de uma loja virtual pode ser nomeada com o nome do produto.

Passo 6: Tenha um site responsivo

Site responsivo é aquele que se adequa ao formato das telas dos dispositivos como tablets e smarthphones. Dentre vários fatores que os mecanismos de busca consideram para exibir um site nas buscas, esse é um dos mais novos a entrar na lista.

Conclusão do 1ª passo:

Esses foram apenas alguns pontos que você deve levar em consideração para melhorar o posicionamento do seu site, mais existem muitos outros.

Deixar um website amigável ao google é meio caminho andado para conseguir aumentar consideravelmente o número de visitas.

Esses detalhes foram elaborados de modo que os mecanismos de busca consigam analisar a qualidade do seu site para o usuário, e eles estão cada vez mais preciso nisso.

Logo, organize a estrutura e otimize o website da sua empresa, pense em facilitar a vida do visitante e o google vai lhe dar preferência. Todas as técnicas citadas acima devem fazer parte do seu plano de ação para melhorar as vendas online.

Se quiser ir além e fazer uma otimização completa do seu site, considere contratar um profissional de marketing digital para fazer uma auditoria completa e otimizar seu site.

 

Passo 2 – Marketing de conteúdo (inbound marketing).

atração de cliente online

O marketing de conteúdo, inbound marketing, é uma forma de engajar com o público alvo, e aumentar a rede de clientes e potencias clientes produzindo conteúdo valioso e relevante.

Ele atrai, envolve e gera valor para as pessoas, e assim constrói uma percepção positiva da sua marca e finalmente gera mais vendas, além de melhorar o relacionamento com os atuais e futuros clientes.

Construindo sua audiência

Grande parte das estratégias de marketing tradicional baseia-se em pagar por espaço publicitário para mostrar suas mensagens. Algumas empresas têm um orçamento mensal para anunciar no Google Adwords ou Facebook Ads.

É como se a empresa pagasse por uma audiência que não é sua, uma audiência forçada.

Já o marketing de conteúdo trabalha com uma premissa diferente, de que você é o dono da audiência e vai construindo este ativo com o passar do tempo.

O blog do site é a casa própria e base de contatos da sua audiência, é o pilar central de toda estratégia de marketing.

Benefícios do marketing de conteúdo para sua empresa

Se você quer saber como aumentar as vendas de uma empresa através da internet, veja porque o marketing de conteúdo pode ser a solução:

Presença online – A marca da empresa fica mais conhecida, afinal você tem uma audiência própria. Hoje em dia 90% das compras começam com pesquisas online em buscadores como o “google”.

Campanhas publicitárias clássicas como Facebook Ads, Google Adword Twitter Ads entre outros são eficientes em gerar audiência, mas sempre vêm acompanhadas de altos custos.

Já com o marketing de conteúdo, você alcança várias pessoas de forma natural a um custo bem reduzido.

Diferencial competitivo: Se sua marca produz conteúdo de valor para a audiência, automaticamente ela gera a preferência do consumidor.

“De quem você compraria um software de automação de processos? Da empresa que educou você sobre o funcionamento e como utilizar a tecnologia a seu favor ou da empresa que apenas tenta vender o serviço?”.

Redução drástica de custos: Ao produzir conteúdo valioso, você estará produzindo um ativo que ficará acessível para os clientes por toda a vida, diferente da publicidade paga onde parou pagar, parou de receber visitas.

O investimento de produção é feito uma única vez, o que faz com que os ganhos sejam desproporcionais se comparado com a publicidade tradicional.

Criação de um canal escalável e mensurável de vendas: Uma estratégia bem sucedida de conteúdo tem o objetivo de construir um ativo digital para sua empresa, além de trazer novos negócios constantemente. O conteúdo é indispensável para trazer novos clientes, manter os existentes e fechar mais negócios.

Como começar uma campanha de marketing de conteúdo.

Agora que você já sabe como otimizar seu site para os mecanismos de buscas e quais são as vantagens de implementar o marketing de conteúdo, chegou a hora de saber como implementar uma campanha desse tipo.

Vamos listar os principais componentes de uma campanha. São 5 passos que você pode seguir para começar a produzir conteúdo e gerar resultados no seu negócio.

Passo 1: Blog  – Ferramenta de comunicação

 O blog é uma das principais estratégias para chamar a atenção e se engajar com o visitante. É a ferramenta de atração do seu público, o ponto de encontro com a audiência.

O blog será o responsável por transformar visitantes em fiéis admiradores e clientes altamente lucrativos.

Passo 2: Definir seu público alvo

Quando falamos de marketing de conteúdo, o conceito de público alvo (persona) é um dos mais importantes, pois é necessário saber que tipo de audiência que você quer atrair para a sua campanha de marketing de conteúdo.

Conquistar novos clientesO público alvo é uma representação simplificada do cliente ideal de uma empresa. É criado para compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

Caso possua uma base de clientes, esse será o lugar perfeito para começar suas investigações e descobrir seu público ideal. Mesmo que você tenha perfis diferentes de pessoas que consumiram seus produtos ou serviços.

Para mapear seu público alvo, você deve entender seu cliente em 5 dimensões:

  • Razão da compra: Que motivo levou o cliente a comprar seu produto/serviço?
  • Processo de compra: Como ele realizou a compra em si?
  • Utilização do produto/serviço: Qual o grau de entendimento o cliente tem sobre o produto, ele ainda o utiliza?
  • Hábitos de consumo: Onde o cliente costuma gastar seu dinheiro? Além do seu produto, que mais ele precisa e gosta de comprar.
  • Dados demográficos: Idade, sexo, educação, profissão, cargo, situação financeira. (as redes sociais podem ajudar a fazer este perfil).

Passo 3: Criação de linha editorial

Quanto mais você souber sobre o seu público alvo, fica mais fácil montar uma linha editorial efetiva para o blog da empresa.

A mensagem deve ser direcionada para o seu público, não adianta criar um conteúdo incrível se ele não serve para o público.

Qual é o problema do público?

Todos têm seus problemas, o seu cliente só veio até você porque ele tem um problema.

“E se você é a solução, ele tem que saber disso”.

Vou dar um exemplo relacionado a uma clínica veterinária:

QUAL O PROBLEMA ENFRENTADO POR DONOS DE CÃES?

  • O cachorro não quer comer
  • O cachorro está mancando
  • O pelo do cachorro está caindo.

É preciso saber qual o real problema do público e fazer uma comunicação certeira, capaz de criar uma ligação entre você e ele.

Descubra os problemas, dúvidas e objeções do seu público levantando as informações de público alvo, ou em vários canais da internet.

Sabendo o problema do público alvo, a comunicação se transforma em conversa amigável, e isso passa confiança e credibilidade. Lembre-se as pessoas costumam comprar de quem elas confiam.

Passo 4: Produção do conteúdo

Em posse das informações sobre os problemas, dúvidas e objeções do público alvo, é hora de preparar um conteúdo relevante baseado nos dados que coletados.

Ajudar as pessoas com informações relevantes traz engajamento, reforça sua autoridade e aumenta a confiança. Após o engajamento da sua empresa com o visitante, fica mais fácil transformá-lo em cliente.

No final é possível oferecer um produto ou serviço para solucionar seu problema, ou convidá-lo a fazer parte de uma lista de e-mails.

Resumindo:

  1. Saiba quem é o público?
  2. Descubra quais problemas e dúvidas que podem ser esclarecidas?
  3. Fale dos problemas e soluções e ajude a resolver.
  4. Sua empresa será lembrada.

A produção de conteúdo do seu blog, vai facilitar o encontro das pessoas que estão pesquisando na internet por algo relacionado ao seu negócio com a empresa.

Passo 5: Distribuição do conteúdo.

Lançou um post no blog? É hora de compartilhá-lo nas redes sociais da empresa e todos os canais que fazem parte da da estratégia.

Você pode, por exemplo, publicar cada artigo do seu blog nas redes sociais 3 vezes, em dias e horários diferentes para não saturar a audiência.

Concluindo…

Agora você sabe mais a respeito de marketing digital para micro e pequenas empresas, e passa a ter uma noção do que incluir no plano de ação para melhorar as vendas através da internet.

Existem outras ações de marketing para aumentar as vendas que não foram colocadas aqui para o artigo não ficar muito extenso.

Auditoria no seu site

E se quiser contar com a nossa ajuda para facilitar o encontro de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços com o site da sua empresa, clique no link abaixo que faremos uma auditoria completa no seu website totalmente grátis.

Clique no botão abaixo e solicite a sua auditoria completamente grátis, em seguida entraremos em contato.

Solicitar análise do meu site.

Fim.